
Dando continuidade ao texto sobre
orientação ao novo gestor ou aqueles que estão dispostos a gerenciar, comandar
e liderar equipes, falaremos um pouco sobre as tarefas do GESTOR ESCOLAR.
Lendo-se o artigo de SANI
E. ARMELIN (em recantodasletras.com.br), poderemos compreender alguns aspectos relevantes do
trabalho do Gestor Escolar, que não está
atrelado somente cumprir ou fazer cumprir as Leis e Regulamentos, decisões de hierárquicas,
prazos para desenvolvimento, repassar objetivos e estratégias do trabalho a ser
desenvolvido à seus subordinados.
O Gestor atualmente deve colocar em
prática um feedback com seus subordinados, a fim de escutar novas idéias, por
em prática ações desenvolvidas em grupo, valorizando o intercâmbio entre o
gestor e o funcionário colaborador.
A liderança deve ser exercida
diariamente, entretanto deve ter evolução, amadurecimento, o líder deve impor
suas técnicas de forma a convencer seus subordinados para que estes possam evidenciar
e enraizar mudanças sem, contudo, sentirem-se pressionados e sem segurança,
principalmente com a informação.
A informação deve ser repassada a
todos com as explicações necessárias do porque das alterações e ouvir opiniões
e procurar deixar claro que poderá ser revertida caso não se estabeleça.
Um gestor com competência deve
analisar cada indivíduo e retirar desse o melhor para sua equipe, mostrando que
o escolhido é melhor para desenvolver uma tarefa e incentivando-o e elogiando-o
sempre perante seus companheiros.
O líder deve ter objetivos bem
definidos e projetar agenda de tarefas a ser conquistadas e executadas, o
gestor de educação deve saber quando uma tarefa está sendo falha e procurar
orientar e incentivar sua equipe a corrigir o problema e novamente melhorar sua
implantação.
Dentro de uma instituição escolar
muitos são os encalços, o convívio entre alunos, seus coordenadores,
inspetores, a responsabilidade com o bom nome da instituição de ensino, e como
diz ARMELIN, a boa formação de seus
alunos está diretamente relacionada ao Marketing dessa instituição.
Texto 03 – jan/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário